Hoje, dia 02/09/2010, será o lançamento da nova versão beta de um dos Sistemas Operacionais Linux mais utilizados, o Ubuntu 10.10.
Com o design melhorado, pode-se ver um Ubuntu ainda mais usável e próximo da proposta estabelecida por Mark Shuttleworth, criador da distribuição: tornar o sistema operacional mais bonito que o Mac OS X.
Miniaplicativo Indicador de Som

O indicador de som agora permite avançar, voltar, pausar e reproduzir músicas no Rhythmbox, além de exibir informações sobre a música em execução no momento.
Central de Programas do Ubuntu

A Central de Programas, com novo visual, agora apresenta os aplicativos em destaque, assim como possibilita a compra de softwares. Acredita-se que essa possibilidade trará maior diversidade de programas para o sistema operacional, pois incentivará os fabricantes a desenvolverem para plataforma e venderem seus softwares na loja virtual.

Além das novidades já citadas, agora a Central de Programas também mantém um histórico das operações nela realizadas.

Outra melhoria implementada é a sugestão de add-ons para complementar as funcionalidades do pacote a ser instalado.

Novos Planos de Fundo
Nesta nova versão foram disponibilizados novos planos de fundos, ainda mais bonitos e elegantes que os da versão anterior.

Gerenciador de Fotos Shotwell
No Maverick, o gerenciador de fotos padrão passa a ser o Shotwell, substituindo seu antecessor, o F-Spot. Através dele é possível publicar fotos diretamente no Facebook, Flickr e Picasa, assim como atribuir etiquetas e vincular eventos a cada foto.

Gerenciador de Atualizações

O gerenciador de atualizações apresenta algumas melhorias em sua parte visual.

Ubuntu One
No Ubuntu One, um termo foi modificado, por questões de usabilidade. Além disso, agora o aplicativo trabalha sincronizado ao gerenciador de arquivos Nautilus, permitindo compartilhar outras pastas além da padrão, ~/Ubuntu One, inclusive através de uma opção no menu do botão direito do mouse.

Nautilus
Integrado ao Ubuntu One, o Nautilus teve poucas alterações em seu visual, assim como o Gerenciador de atualizações.

Gerenciador de Trabalhos de Impressão
O visual do gerenciador de trabalhos de impressão foi redesenhado, permitindo inclusive a exclusão de várias impressões ao mesmo tempo.

Reprodutor de Músicas Rhythmbox
Agora através do Rhythmbox é possível publicar, nas redes sociais, informações sobre a música que você está ouvindo.

MAC Cloning
Também é possível emular um endereço MAC para uma conexão de rede, através do gerenciador de redes.

Novo Instalador
Uma das principais mudanças nesse novo Ubuntu se dá no instalador do sistema operacional. Com visual muito mais agradável, o Ubiquity tornou-se muito mais simpático! As imagens a seguir foram retiradas do site Unixmen: http://bit.ly/9JlQbq.


Outras Novidades
Além de todas as novidades citadas anteriormente, esta versão vem acompanhada com o Kernel 2.6.35, assim como OpenOffice 3.2.1 e Firefox 3.6, esses já presentes no Ubuntu Lucid Lynx “10.04″ LTS.
Em breve AQUI.
Fonte: Tiago Hillebrandt