Introdução
Existem vários tipos de biometria, como a adquirida através de veias, impressão digital, reconhecimento da face, identificação pela íris, reconhecimento pela retina, reconhecimento de voz, entre várias outras.
Recentemente muitos notebooks vem com suporte a biometria de impressão digital devido seu baixo custo, fiabilidade e rapidez. Como também já é possível adquirir um leitor biométrico USB externo por um preço bem acessível.
No entanto, um conhecido desafio aos usuários de GNU/Linux é que alguns fornecedores de hardware disponibilizam somente seus drivers em formato proprietário, dificultando sua implementação de forma genérica ou de fácil acesso ao usuário final. Para muitos desenvolvedores de software livre esse é um fator motivacional. Como é o caso dos desenvolvedores do fingerprint-gui, uma solução gráfica e fácil para leitores biométricos.
Neste artigo não irei tratar de como as coisas funcionam, porque um programa destes tem como objetivo tornar as coisas simples, então tentarei abordar uma instalação simples também. No entanto, mais informações estão disponíveis na página oficial do projeto Fingerprint GUI.
Possuo um Lenovo ThinkPad SL400, que possui um leitor biométrico, e já revirei a internet por soluções fáceis para utiliza-lo. Não aguentava mais tentativas frustradas de compilação de drivers proprietários. Mas, depois de muitas tentativas e instalações manuais, descobri que para minha nossa felicidade o David Jurenka criou um pacote que ainda está no PPA da Launchpad, mas já é bem estável e confiável.
Instalação e configuração do FingerPrint-GUI
Adicionando repositório PPA
Remova tudo que foi instalado manualmente ou de outras instalações do Fingerprint GUI. Ou seja, todos os binários, bibliotecas, outros arquivos e principalmente configurações que tenham sido feitas em /etc/pam.d.
Adicione o PPA a sua lista de repositórios.
$ sudo add-apt-repository ppa:fingerprint/fingerprint-gui$ sudo apt-get update
Instale o fingerprint-gui:
$ sudo apt-get install fingerprint-gui policykit-1-fingerprint-gui
Como no meu caso o driver utilizado no leitor biométrico é proprietário, 147e:1000, é preciso instalar a biblioteca proprietária disponibilizada por eles. Alguns outros drivers proprietários que também deverão seguir o próximo passo {0483:2015, 0483:2016, 147e:2015, 147e:2016, 147e:1000, 147e:1001, 147e:1002, 147e:1003, 147e:3000, 147e:3001, 147e:5002 e 147e:5003}.
Porém, se o seu driver pertence a esta lista de drivers suportados, ignore este passo.
$ sudo apt-get install libbsapi
Deslogue-se de sua sessão e logue-se novamente.
Vá em Sistema -> Preferências -> Fingerprint GUI e cadastre suas digitais.
Pronto! Agora tente travar a tela, iniciar o Synaptic, usar o sudo no terminal ou deslogar-se e logar-se.
Configurações (Opcionais) para usuários do GNOME
Por padrão no GDM é exibida uma lista de todos os usuários disponíveis, e quando selecionado um, uma caixa para digitar a senha será disponibilizada.
No entanto, podemos fazer algumas alterações para que quando o usuário passar a sua digital o usuário já seja identificado sem a necessidade de escolher um na lista. Para isso precisamos seguir dois passos simples.
Edite o arquivo /etc/pam.d/gdm, insira essa linha como a primeira linha:
$ vi /etc/pam.d/gdm
auth optional pam_fingerprint-gui.so debug
Desative a lista de usuários no GDM, você pode usar o seguinte comando para fazer isso:
$ sudo gconftool-2 --direct --config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults --type bool --set /apps/gdm/simple-greeter/disable_user_list true
Se desejar reverter esta alteração, e voltar a mostrar a lista de usuários, utilize o seguinte comando:
$ sudo gconftool-2 --direct --config-source xml:readwrite:/etc/
Conclusão
O Fingerprint-GUI não está restrito apenas ao Ubuntu, com seu código fonte é possível porta-lo a qualquer outra distribuição. Decidi utilizar o repositório PPA pois é o caminho mais fácil para resolução de dependências e constantes atualizações.
Todo o crédito vai ao usuário leandrotoledo da comunidade Viva o Linux.
AQUI se encontra o link para quem quiser ver o tutorial original.