Fechar


Proteja seu Pendrive!

Bom dia!

Muitos usuários sofrem com a proliferação de vírus executados a partir do pendrive, na maioria das vezes, o pendrive desses usuários é infectado pelo computador do amigo, universidade, escola ou trabalho.

Existem várias formas de serem resolvidos esses problemas, porém, a solução que irei disponibilizar a seguir é mais efetiva.

Para usuários do Windows 7:

1- Certifique-se de que tenha salvo todos os documentos nele existente;




2 - Insira o seu pendrive em qualquer uma das 400 portas USB do seu computador ou notebook;

3 - Acesse o atalho "Meu computador";

4 - Com o botão direito do mouse clique sobre o disco correspondente ao seu pendrive, no menu aberto, selecione a opção "formatar..."



5 - Selecione no campo Sistema de Arquivos, selecione a opção NTFS e Clique em iniciar;



6 - Com o pendrive formatado, acesse-o e crie uma Pasta com o nome de sua preferência;

7 - Clique novamente   com o botão direito do mouse sobre o disco correspondente ao seu pendrive ( no Meu computador)  e, dessa vez, selecione a opção propriedades;

8 - Na janela de PROPRIEDADES que abrir, selecione a aba "segurança" e clique em "editar". Na Janela de PERMISSÕES, deixe marcado somente as opções como na imagem abaixo e clique em "ok";



9 -Acesse a pasta criada dentro do pendrive;

10 - Dentro na pasta, clique com o botão direito do mouse no campo em branco e selecione a opção propriedade;

11 - Selecione novamente a aba "segurança" e clique em "editar", marque o campo "Controle total" e clique em "ok";



Após esse procedimento, todos os arquivos que você for armazenar em seu pendrive, deverá ser colocado dentro da pasta criada, pois, na raiz do pendrive não será permitido adicionar arquivos.

Na maioria das vezes, o vírus de pendrive é acionado a partir de um arquivo chamado "AUTORUN.INF" que, quando na raiz do pendrive aciona qualquer arquivo executável em qualquer pasta em seu interior.

O que fizemos acima foi impedir que esse arquivo seja inserido na raiz do pendrive evitando a execução de qualquer tipo de executável. É importante salientar que o pendrive ainda está sujeito a ser infectado, então, cuidado onde clica e passe regularmente o antivírus.

Obs.: Mais tarde disponibilizarei o tutorial para usuários do Windows XP também.

Tutorial elaborado por: Alexsander de Souza Reis


Blog Ethernus